quarta-feira, 22 de julho de 2009

USCS anuncia Doutorado em Administração

O nosso mais novo cliente, a USCS, abrirá o segundo semestre letivo com uma GRANDE NOTÍCIA: a Universidade de São Caetano do Sul lançará sua primeira turma do Curso de Doutorado em Administração.
É privilégio para apenas cinco instituições no maior Estado da Federação. E isto é muito !

........................................................


A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) será a primeira universidade do Grande ABC a oferecer Curso de Doutorado em Administração. A homologação, que representa reconhecimento da excelência do ensino na área de Administração, veio pelo MEC que conferiu esta outorga a apenas cinco instituições em todo o Estado de São Paulo. É o melhor presente que a USCS poderia receber ao completar 41 anos de existência e serviços prestados à comunidade.

A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério de Educação e Cultura (MEC), reconheceu que a área de Administração e Negócios da Universidade de São Caetano do Sul reúne as condições necessárias para a criação do Doutorado. O parecer da entidade avaliadora destaca que, além da elevada qualificação dos professores doutores que compõem o Núcleo Docente do Programa, a USCS dispõe de sólida infra-estrutura em salas de aula, laboratórios, biblioteca e facilita aos alunos o acesso à base de dados Proquest para consultas aos principais periódicos da área.

Homologado pela CAPES/MEC , o Doutorado da USCS está embasado na experiência e tradição dos Cursos de mestrado e de graduação em Administração da USCS, contemplando Gestão de Regionalidade e das Organizações com base em três linhas de pesquisa científico/tecnológicas: Gestão de Redes Organizacionais, Gestão e Inovação Organizacional, e Gestão para o Desenvolvimento da Regionalidade. A estrutura disponível, segundo o MEC, dá continuidade à estrutura do mestrado em Administração, que funciona na USCS desde 1998.

CARGA - O Doutorado prevê um mínimo de 540 horas/aula e 26 disciplinas. Os 13 professores do curso oferecem dedicação integral ao Programa e possuem larga experiência na orientação de mestrandos e doutorandos. A produção intelectual a partir de artigos publicados em periódicos apresenta a média de 62 pontos por docente, ao ano, número superior aos 50 exigidos pela CAPES para obter a classificação “muito bom”. O Doutorado deverá abrir oportunidade para 10 candidatos, após rigoroso processo de seleção.

Além da quantidade de publicações em periódicos de relevante importância, os professores têm comprovada produção de trabalhos completos em anais de eventos, livros e capítulos de livros que, na análise do órgão avaliador, também tem classificação “muito bom” em maturidade científica/tecnológica.

ELITE - Com a homologação da CAPES, consolida-se definitivamente a chegada da USCS ao seleto grupo de universidades no Estado que possuem autorização para os cursos de doutorado em Administração. As outras quatro são: Universidade de São Paulo – USP, Fundação Getúlio Vargas. Universidade Mackenzie e Uninove. No Brasil, são 25 Instituições de Ensino Superior sendo 18 em Administração, três em Administração de Empresas, uma em Administração Pública e três em Administração e Contabilidade. A linha de pesquisa Gestão para o Desenvolvimento da Regionalidade desenvolvida exclusivamente pela USCS, mostra que a Universidade não é apenas pioneira, mas também voltada às necessidades de seu tempo com pesquisas sempre focadas em temas relevantes inclusive evidenciando a preocupação com as questões regionais.

MATURIDADE - Na opinião do reitor da USCS, professor doutor Silvio Minciotti, a conquista deste doutorado é muito importante: “Essa homologação do nosso programa de Doutorado em Administração, que nos inclui entre as cinco principais instituições paulistas atuantes nessa área do conhecimento, representa a maturidade de uma Instituição que há 41 anos vem acreditando na excelência como meio de alcançar seus objetivos”. O reitor destaca ainda os passos dados para esta conquista: “ Os esforços e investimentos foram grandes para superar com êxito a rigorosa avaliação feita pela Capes. Enfim, nós alcançamos um estágio desejado por muitos, porém, alcançado por muito poucos. Valeu a pena ter investido nossa energia e nossos recursos na qualidade e acreditar que ela seria reconhecida. É hora de parabenizar toda a comunidade USCS e consolidar esse estágio também nas outras áreas em que atuamos”- finalizou.

Um comentário:

  1. Tenho muito orgulho de ser egresso do PMA-IMES, agora USCS, um programa de mestrado de alta qualidade e credibilidade. Acredito que a seriedade da instituição, os exigentes critérios de seleção dos discentes e a excelência dos professores só corroboram para que a instituição figure entre as mais reconhecidas e admiradas escolas de Administração do país. Agora, com o Programa de Doutorado em Administração, recomendado com a nota 4 pela Capes, a USCS efetivamente passou a ser referência nacional, ocupando a posição que merece. Parabéns a todos pela conquista! Prof. Ms. Vitor Bittencourt, Mestre em Administração pela USCS. E-mail: vitorbittencourt@hotmail.com

    ResponderExcluir