sábado, 18 de setembro de 2010

USCS promove Saramago e Pessoa

A exposição Saramago e Pessoa - para ver o invisível está aberta ao público, com entrada franca, no campus I da Universidade Municipal de São Caetano do Sul(USCS). Trata-se de um trabalho em parceria com o SESC-SP, que visa estimular a reflexão sobre as mais diversas formas de invisibilidade presentes nas relações humanas.

A exposição foi concebida a partir de um recorte das obras desses dois importantes escritores portugueses. José Saramago, com seu livro “Ensaio Sobre a Cegueira”, evidencia as reações do ser humano às necessidades, à incapacidade e ao abandono, levando a questionamentos. Fernando Pessoa, com seus heterônimos, dá uma dimensão dessas inquietações e a respeito da moral, costumes, ética e preconceito.

A instalação ocupa todo o pátio da Universidade com um labirinto de tecido voal onde foram impressas frases dos escritores. Entre os tecidos há diversas figuras feitas em papelão, que representam a invisibilidade nas relações sociais como mendigo, gari, menino de rua e até uma planta e um cão. No centro da instalação foi colocada uma forte lâmpada para criar um jogo de luz e sombras. Ao andar pela exposição é possível ouvir os trechos escritos narrados por uma voz feminina.

Uma série de atividades, entre oficinas e palestras marcou a abertura da exposição que fica na USCS até dia 13 de novembro. O agendamento de grupos escolares poderá ser feito por meio do telefone (11) 4239-3355, de segunda a sexta, das 16h às 19h.

Informações e inscrições poderão ser obtidas nos endereços www.uscs.edu.br e www.sescsp.org.br.



SERVIÇO:
Saramago e Pessoa – para ver o invisível

Instalação lúdico interativo

Local: USCS Campus I – av. Goiás, 3400

Realização: SESC SP e USCS

Entrada franca
Visitação: até 13/11. De segunda a sexta, das 8h às 21h30. Aos sábados, das 9h às 17h30.

Agendamento de visitação: 4239-3355. De segunda a sexta, das 16h às 19h.



veja também o programa completo no www.uscs.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário