quarta-feira, 27 de outubro de 2010

ARTIGO - TALENTO: Aptidão Nata ou Adquirida?

Por (*) Ricardo Milanese

De acordo com a 2ª edição do Novo Dicionário Aurélio, de 1986, “Talento, do grego, é a soma de sessenta minas. Do latin é o peso e moeda da antiguidade grega e romana. Pode também ser aptidão natural ou adquirida; inteligência excepcional; engenho. No sertão do nosso Brasil = força física, pulso, vigor, alento. (Visconde de Taunay, ao Entardecer, pg. 60)”

Partindo deste principio que, embora do século passado, ainda não atingiu a maioridade total em se elucidando os estudantes de até 24 anos.

Assim, iremos dividir este tratado “TALENTO” em duas partes.
Na primeira.... trataremos do aspecto tradicional rezando sobre a aptidão natural ou aptidão adquirida. Na segunda... falaremos sobre o Talento ser MITO OU REALIDADE.

Quantas vezes você ouviu alguém dizer “este menino vale ouro”, ou “este menino vai longe”... ou ainda “este menino tem jeito pra coisa”... ou tantas outras expressões de admiração e espanto que refletia nada mais nada menos que “Este Tem Aptidão” e é por isso que ´ele vale ouro´, ou ´vai longe´ ou ´tem jeito pra coisa´ devido sua aptidão para certas tarefas ou afazeres como por exemplo ter a tabuada na ponta da língua; decorar estrofes de poesias; saber a letra de uma música que acabou de sair; ou tocar algum instrumento musical, ou ainda saber consertar algo; construir uma parede etc..

Com isso ... em muitas outras vezes ... e após esses 24 anos da edição do dicionário ... essa aptidão se transformou mais socialmente e principalmente nas camadas sociais mais afortunadas ... como “DOM” .... é !.. dom ..... que foi uma forma mais eloqüente e social de dizer a mesma coisa que aptidão ...

Depois tivemos com o advento dos estudos científicos e da psicologia , o chamado INTELIGÊNCIA. O dito QI. Então ... era aí que aplaudíamos os mais favorecidos intelectualmente falando ... em seres dotados de elevada inteligência/dom/aptidão. E, pasmem, quem foi que na realidade inventou estes termos?? O Povão. Isso mesmo, o povão... os seres também inteligentes, mas com menor grau de aptidão ou .... certa dificuldade para responder uma equação matemática.... ou ... entendimento filosófico .. ou falar um idioma ....

Mas... será que tudo isto é verdadeiro? Será que não passamos muitos anos nos reprimindo? Não tendo o espaço necessário para se expor? Carência ao ponto de se tornar tão tímido que deixávamos de expressar e, com isso, não mostrávamos nossos “talentos” ?

Quantas vezes você se viu em uma situação, principalmente a escolar, ou até em reuniões de trabalho, em que alguém levantou a mão primeiro e deu a resposta a um problema? E que ... coincidentemente ... eram acertivas e você pensou... pensou... mas ... isso eu sabia .... O que significa isto? Será que poderia ter sido ... timidez? Falta de oportunidade?

Pois bem ... TALENTO nada mais é do que “certa aptidão em realizar determinada tarefa em tempo recorde e acertivo, com exposição ao grupo e sem medo de estar cometendo alguma gafe.

Vai além: toda vez quê voce expuser algo e seu superior/professor/ alguém que tenha uma certa condição hierárquica ainda que não profissional, te elogiar em público ... cada vez mais .. vc estará sendo visto pelos outros como um “ser superior “, qualificado “acima da média” e isto se repetindo por várias e várias vezes... vai elevá-lo ao posto de “super” !

Falando em super ... quando surgiu esta palavrinha? Cutucando nossa memória ... você se lembra do SUPER HOMEM? Depois , da MULHER MARAVILHA? E tantos outros superes??? O que eles tinham a mais que o povão?? Que o reconhecedor do mérito fixa esta aptidão de forma que todos acabam crendo e que realmente ele tinha esse DOM..... mas.... quem disse que não tem? Tem sim ... muitas vezes ... apenas uma pequenina medida a mais do que o padrão ... mas que lhe dá direito de ser chamado de “Dotado” ou “Talentoso” ou “Inteligente”.

Só exemplificando um pouco mais.... você lembra do Zorro? Foi um seriado de grande audiência ... mas... nunca se elevou ao posto de Super ... tão pouco teve tantos fãs ardorosos e permanentes até o dia de hoje... quanto os realmente classificados como Super Homem... daí pra frente ... mesmo numa inteligência subliminar ... todos os outros advindos foram automaticamente interpretados pelo nosso cérebro ...de SUPER e por longo tempo aplaudido .
Como já perceberam ... tudo foi versado sobre o tema “Talento”, titulo de nossa conversa .....

Então, podemos afirmar que TALENTO é nato e pode também ser desenvolvido ... mas ... nesta segunda afirmativa ... só terão suas aptidões desenvolvidas ... aqueles que já possuem um certo grau de DOM / AFINIDADE / etc.. com a tarefa a ser realizada ...

Sabemos que não somos iguais a nenhum outro ser, nem mesmo ao nosso irmão gêmeo univitelino. Então, o reconhecimento por alguém mais experiente e respeitado no grupo ... dizer que você é um Talento ... faz com que seu ego se auto-supere e cada vez mais voce vai desenvolvendo sua aptidão .... até se tornar um experte naquele assunto/tarefa/negocio/etc.. e .... pimba ... ! você é um Talento !!


(*) Ricardo Milanese é Psicólogo especializado em clínica e indústria; Especialização em nível de Mestrado em Administração de Empresas e Advogado. Atuou 32 anos na área de RH em empresa multinacional, desenvolvendo várias atividades ligadas ao RH/Gestão de Pessoas/Assuntos Institucionais e Sociais/Estratégia de Diretoria entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário