quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Investidores questionam apreciação do Real durante o BRAZIL DAY

A quinta edição do Brazil Day reuniu 16 companhias brasileiras no dia 19 de outubro, na Bloomberg Television, em Nova York (Estados Unidos).

Houve exposições dirigidas a analistas, portfolio managers, diretores de pesquisa, investidores e administradores de fundos. O evento é promovido a cada dois anos pela ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas), IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores), APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais), além da BM&FBOVESPA e tem como objetivo mostrar o mercado de capitais brasileiro para os investidores norte-americanos e aproximar as empresas de sua base de investidores.

Antonio Castro, Presidente da ABRASCA; Lucy Sousa, Presidente da APIMEC Nacional; Domingos Figueiredo de Abreu, Vice-Presidente do IBRI; e Alexandre Fernandes Rodrigues, Gerente de Desenvolvimento de Empresas – Companhias Listadas da BM&FBOVESPA, realizaram a abertura do evento ao lado de José Alexandre Scheinkman, Professor de Economia da Universidade de Princeton, que fez apresentação sobre a economia brasileira.

AUTORREGULAÇÃO FEZ BEM
“A edição anterior foi logo seguida pela crise internacional de 2008 e o lado bom foi ver que passados dois anos as instituições de regulação e autorregulação funcionaram muito bem. Sentir que os mercados estavam bem regulados foi muito bom”, opinou Antonio Castro, da ABRASCA. Alexandre Fernandes, da BM&FBOVESPA, disse que a entidade pretende atingir a marca de cinco milhões de investidores até 2014 investindo em educação financeira e tecnologia. “Esse tem sido o grande pilar da Bolsa, tecnologia”, acrescentou.


“É sempre uma oportunidade poder mostrar um pouco das empresas brasileiras. O Brasil entrou definitivamente numa rota de crescimento e até a crise ajudou isso, pois saímos razoavelmente bem dela e cada vez mais os investidores procuram esse tipo de investimento e o Brasil se tornou um lugar para se investir”, afirmou o Vice-Presidente do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores), Domingos Abreu.

Lucy Sousa, presidente da APIMEC, destacou em seu discurso a importância da autoregulação e explicou que desde 1º de outubro a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) delegou à entidade a atividade de supervisionar a atividade. “Os analistas têm a preocupação no médio e longo prazo e na capacidade de crescimento sustentado das companhias, na análise setorial e até mesmo comparar as empresas brasileiras com seus pares internacionais, para fazer uma comparação com caráter global para que elas se tornem opções de investimento no seu setor”, destacou.


PAINÉIS SETORIAIS
As empresas participantes do evento estão listadas no índice IBrX da BM&FBOVESPA e foram divididas em painéis setoriais - Bancos: Banco do Brasil, Banco Bradesco, Banco Panamericano, Itaú Unibanco e Cielo; Serviços Públicos: Cemig; Eletrobras e Sabesp; Mineração e Siderurgia: CSN, Gerdau e Usiminas; Petróleo & Gás: Petrobras; Etanol e Petroquímica: Braskem; Imobiliário: Brookfield, JHSF, MRV Engenharia. A quinta edição do Brazil Day foi patrocinada pelas empresas: Banco Bradesco de Investimento (BBI), Eletrobras, J.P.Morgan e PwC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário