domingo, 10 de outubro de 2010

ARTIGO - Mentoring nas Universidades, Uma Necessidade!

Por Josué Melo e Priscila Assumpção

“Most people don’t know that those are angels whose only job is to make sure you don’t get too comfortable and fall asleep and miss your life“ - by artist Brian Andreas.

“Muita gente não sabe que existem anjos cujo único trabalho é assegurar que você não fique muito confortável e acabe caindo no sono e perdendo a sua vida!“ - pelo artista Brian Andreas.

Na era da informação, a matéria prima principal das organizações é o conhecimento de seus colaboradores. Alguns anos atrás o perfil profissional era outro, bastava que o profissional tivesse um diploma superior de uma universidade de primeira linha, e mais um conhecimento básico do idioma inglês, pronto! Já tinha o perfil para ser empregado em uma boa organização.

Hoje, o cenário é outro. Primeiro, o diploma universitário não garante mais emprego; e, segundo, só os conhecimentos básicos de um segundo idioma não são suficientes, pois o profissional deve ter fluência no inglês, no mínimo, pois as organizações já estão questionando um terceiro ou quarto idioma.

Além disso, as organizações querem profissionais “multiskilled“, que sejam versáteis, que dominem várias competências técnicas, comportamentais e emocionais ao mesmo tempo.

A maioria dos profissionais que está sendo contratada hoje, não está preparada para enfrentar o mundo corporativo. Fala-se muito que há uma crise de empregos - e é verdade, existe uma crise de talentos, pois existem muitas vagas para quais não se encontram pessoas qualificadas no mercado.

Os profissionais chegam nas organizações sem saber negociar ou expor os seus conhecimentos técnicos “aprendidos nas universidades“ e muito menos suas competências comportamentais, como liderança, comunicação, trabalho em equipe etc. Não tiveram a oportunidade de praticar e mesmo de se auto-avaliarem na faculdade.

Daí, uma das razões do aumento do número de Universidades Corporativas nas organizações, para atender a necessidade de desenvolver seus colaboradores em liderança; em relacionamento interpessoal; em como conduzir uma reunião e defender uma ideia; como tirar o máximo proveito da adversidade; como trabalhar em equipe; como desenvolver uma visão estratégica de negócios; como promover a melhoria contínua; como planejar sua carreira, enfim, como ser focado nas necessidades dos clientes internos e externos, entre outros. Todas estas competências listadas são básicas e, que, de um modo geral, não são desenvolvidas pelos estudantes.

Não importa qual o curso que o estudante esteja fazendo nem qual vai ser a sua profissão. Todos, sem exceção, devem desenvolver estas competências que são essenciais em qualquer organização.

Mentoring nas Universidades é uma utopia ?
Vemos hoje como uma grande necessidade as universidades terem professores treinados para atuar como mentores de alunos, principalmente no último ano, no último semestre, visando ajudá-los no desenvolvimento destas competências.

É prática tradicional nas universidades norte-americanas ter uma pessoa, ou equipe, cujo trabalho é dar esse tipo de orientação vocacional para todos os alunos que o desejarem (Departamento de “Student Guidance”).

E qual seria o Papel desses Mentores?
Os mentores teriam como papel serem facilitadores e orientadores de seus alunos para o seu futuro, mostrando-lhes como desenvolver competências de liderança, comunicação, relacionamento interpessoal, a importância de no mínimo dominar o inglês, a importância da atualização constante – capacidade de aprender e desaprender, entender que quando ele pegar o diploma, o que aprendeu já está obsoleto; aprender como planejar sua carreira; como identificar e consolidar as competências que são essenciais para o seu crescimento profissional e assim por diante.

Como Escolher e Treinar Professores Para Mentoring?
O mentor deve ser alguém que reúne muita experiência na vida corporativa e que já tenha atingido um nível de maturidade, bem como o desejo de contribuir com a sociedade, retribuindo o que já recebeu; alguém que é focado no desenvolvimento de pessoas; alguém que gosta de transmitir conhecimento e aprender ao mesmo tempo.

“Todos devemos ter alguém com muito mais experiência e sabedoria para ser nosso mentor, e adotar pessoas com menos experiências do que nós, para mentoreá-las“ - Kirse Vorrath.


Josué Melo
Consultor em DHO
Desenvolvimento Humano e Organizacional
Leadership Brasil Consultoria
Josue.melo@rh.adm.br
(11) – 9181 0867

Priscila Assumpção
Scripnic Coaching Integral Centrado em Valores Consultoria em Liderança Organizacional
Mirror Leadership
priscila@mirrorleadership.com.br
(11) 9257-7550

Nenhum comentário:

Postar um comentário