quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Mudanças corporativas passam pelo comportamental, adverte especialista

O mundo está mudando, e as pessoas mudam primeiro. A frase, que parece lugar-comum, deve ser levada muito a sério em uma organização, pois no mundo corporativo só vence quem tem as percepções técnica e emocional, diz o consultor Orlando Pavani Jr., diretor da Gauss Consultoria.

No dia 25 de novembro último o Grupo de Intercâmbio e Análises de Tendências da Qualidade (GIAQ) recebeu o consultor para a palestra “Excelência da Gestão Integrada – Abordagem Metodológica e Comportamental”. Evento reuniu 40 pessoas no mini auditório da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), à qual o GIAQ está vinculado.

O bem-humorado Pavani catalizou as atenções da plateia com as suas abordagens no âmbito comportamental. “É preciso cuidar das pessoas em primeiro lugar. Se as pessoas não forem felizes no ambiente familiar, por exemplo, não aderem ao processo de integração”, ensina o professor que também ministra cursos de graduação em universidades, além dos treinamentos específicos em gestão.

A excelência na gestão integrada, tema do dia 25 de novembro, passa pela conjugação do verbo amar. “Organizações precisam exercitar o verbo amar”, apregoa Orlando Pavani, citando instituições como a festejada universidade de Harvard que já reúnem a disciplina “love”, para aplicação corporativa.

Sempre focando a questão comportamental antes da metodológica, o palestrante convidado do GIAQ alertou para o comodismo, que define como “a grande arma para levar as pessoas ao fracasso”. E lançou uma advertência: “Sempre que você pegar uma pesquisa de clima com mais de 80% de satisfação desconfie. Geralmente este percentual é falho, a pesquisa caducou, porque deve ter gente encobrindo outros”.

Acessar o contraditório foi um dos ensinamentos que ficou para uma interessada platéia de executivos. “Quem traz resultados são as pessoas, não a verticalidade da estrutura”, enfatizou, destacando que é necessário “tombar” esse modelo estrutural das empresas. De acordo com Pavani, o ideal são as estruturas horizontais como já fazem a Natura e Circo de Soleil, exemplificou.

Em razão das festas de final de ano, o GIAQ entra em recesso logo após a reunião de planejamento do dia 15 de dezembro. A próxima palestra está agendada para a terceira quinta-feira do mês de fevereiro de 2011.

Desde o dia 25 de novembro a Virtual Comunicação é parceira do GIAQ.

SIGA o TWITTER
@grupogiaq

Nenhum comentário:

Postar um comentário