sábado, 19 de fevereiro de 2011

Atenção, atenção srs. passageiros: apertem os cintos que a inflação está invadindo o espaço das gôndolas

Por que a inflação está subindo e os preços estão aumentando, de uma forma geral ?

A explicação pode estar no modelo econômico globalizado. A alta dos preços das commodities no mercado internacional deflagrou o processo e deve pressionar ainda mais os preços pelos próximos meses.

Quem faz supermercado já sentiu isso. Os produtores de alimentos industrializados - assim como aqueles de artigos de higiene e limpeza - apresentaram novas tabelas de preços às redes varejistas no iníco deste ano. Portanto, não é apenas a tal sazonalidade que inflacionou os preços. Isto é, os aumentos se acomodarão nas prateleiras mesmo depois da alta temporada também. Vieram pra ficar.

Essas novas tabelas de preços preveem aumentos entre 5% e 7%, nos itens básicos, e em alguns casos , como a carne vermelha e detergentes líquidos pode ultrapassar a barreira dos 20%.

"O nível de reajuste está forte e não está dando para negociar porque o mercado está aquecido", declarou o empresário Sussumu Honda, presidente da Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), corroborando com a ideia de que vivenciamos verdadeiramente uma escalada na inflação.

Portanto, apertem os cintos. Tomara o piloto não tenha sumido !

Nenhum comentário:

Postar um comentário