sábado, 14 de maio de 2011

CIESP-Santo André premiará empresas comprometidas com ações sustentáveis no dia 27

Compromisso com a sustentabilidade não é um modismo. E disso o mercado corporativo está cada dia mais consciente, com dirigentes empresariais declarando que as ações e decisões sustentáveis de suas organizações aumentaram os lucros. Assim, ao instituir as Categorias Destaque-Meio Ambiente e Destaque-Responsabilidade Social no “Prêmio Excelência Empresarial 2011”, a Diretoria Regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, o CIESP-Santo André - que este ano tem parceria com a Virtual Comunicação - aprimora os serviços que presta aos seus associados e à sociedade, valorizando ações e atitudes das empresas na região.

“Santo André é um berço industrial de forte tradição. Independentemente do porte, as empresas premiadas são exemplos de que o industrial brasileiro tem a consciência de que o País precisa de companhias organizadas, que investem em meio ambiente, inovação, gestão estratégica e na geração de riquezas”, diz o presidente do Ciesp e da Fiesp, Paulo Skaf em apoio à iniciativa.

Pesquisa recém-divulgada pela Escola de Negócios do Massachusetts Institute of Tecnology (MIT), dos Estados Unidos, revela que 66% dos 3.000 lideres empresariais ouvidos no mundo (brasileiros, inclusive) opinaram que apesar da lenta recuperação dos mercados internacionais, as ações e decisões sustentáveis de suas organizações aumentaram os lucros.

O trabalho foi intitulado "Sustainability: The Embracers Seize Advantage" (ou em tradução livre “Os entusiastas saem em vantagem”) e fez uma análise de como as pressões para se adotar práticas sustentáveis estão transformando as formas como as empresas trabalham. Mais que isso, a pesquisa realizada pelo MIT em parceria com a The Boston Consulting Group (BCG), revelou um dado animador: 69% das companhias pretendem intensificar seus investimentos na área de sustentabilidade ainda neste ano, pois admitem que o investimento dá retorno financeiro.

RELAÇÃO DE FIDELIDADE
"Uma empresa socialmente responsável consegue ter consumidores mais fiéis, captar recursos mais baratos dos mercados e acaba tendo vínculos melhores com os fornecedores, bancos e clientes, porque, nos últimos 10 anos, existe uma pressão da sociedade”, concorda Roberto Gonzalez, diretor de Estratégia de Sustentabilidade da The Media Group.

Para ele, que também integra o Conselho do Fundo Ethical do Santander Asset Management, “a companhia quando traz para sua estratégia esses conceitos certamente terá resultados a longo prazo e maior longevidade". O tema sustentabilidade também permeará o 13° Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais, em julho próximo durante o painel "Sustentabilidade - Avaliação e Aperfeiçoamento dos Critérios", colocando-se como assunto recorrente no mercado corporativo.

VALORIZAÇÃO REGIONAL
“O CIESP Santo André acompanha as agendas nacional e internacional sobre os maiores e mais relevantes temas da atualidade, por isso procuramos aprimorar nossos serviços”, comenta Irina Freire, gerente regional do CIESP, destacando o Prêmio que será entregue no próximo dia 27 com a valorização das novas categorias – Meio Ambiente e Responsabilidade Social.

A Regional Santo André atende os municípios de Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra e tem à sua frente Shotoku Yamamoto como Diretor Titular, que recepcionará os prefeitos Aidan Ravin (Sto.André), Oswaldo Dias (Mauá) , Clóvis Volpi (Ribeirão Pires) e Kiko Teixeira (Rio Grande da Serra), ao lado de lideranças empresariais locais e estaduais no evento.

“Essa festa é feita para os nossos associados, que a cada dia se conscientizam mais e mais da necessidade de transparência e relacionamento junto aos seus stakeholders”, enfatiza Shotoku Yamamoto, do CIESP Santo André.

PREMIAÇÃO
Criado para reconhecer as ações empreendedoras, desenvolver talentos e fomentar as ações sociais e ambientais, o “Prêmio Excelência Empresarial” deste ano terá cinco Categorias (duas a mais em relação a 2010): Grandes e Médias Empresas; Micros e Pequenas Empresas; Prestadores de Serviços; Destaque-Meio Ambiente; Destaque-Responsabilidade Social.

As empresas inscritas serão avaliadas dentro dos critérios estabelecidos em parceria entre o CIESP e a Fundação Santo André e assim definidos: Gestão Estratégica, Planejamento, Satisfação do Cliente, Responsabilidade Sócio-ambiental, Inovação Tecnológica, Gestão de Pessoas, Geração de Riquezas da região.

Serviço:
Prêmio Excelência Empresarial 2011
Promoção: CIESP-Santo André.
Data: 27 de Maio de 2011 (sexta-feira)
Horário: 20 h
Local: Buffet Parmênion – Santo André

ADESÕES:
atendimento@ciespsa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário