domingo, 15 de maio de 2011

USCS realiza o "II Seminário Universidade, Cultura e Sociedade"

A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) promoverá no próximo dia 26 de Maio o II Seminário Universidade, Cultura e Sociedade.

A USCS construiu ao longo de sua história um referencial de interação junto à sociedade, atuando isoladamente e também em parceria com importantes instituições – como o SESC São Paulo, por exemplo. Assim, diversos programas e projetos da área de Extensão Universitária têm sido realizados com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sócio-cultural da comunidade e estimular ações de reflexão sobre políticas públicas – neste caso, especificamente na área de Cultura.

Por meio de seu Núcleo de Ação Cultural, a Universidade sistematiza projetos e ações que visam estimular a participação ativa de seus estudantes e articular iniciativas junto à comunidade e à sociedade civil. Nesse sentido, concorreu e foi contemplada em edital do Ministério da Cultura para a instalação de um Pontão de Cultura - o Pontão USCS Audiovisual e Gestão (em processo de conveniamento); e credenciou seu projeto Música e Sociedade para captação via lei de incentivo fiscal (Lei Rouanet).

Neste contexto, o Seminário vem ao encontro destas e de outras várias iniciativas realizadas no âmbito da Extensão Universitária, que têm em comum o objetivo de propor reflexões e ações direcionadas a algumas das mais importantes questões da sociedade contemporânea em nosso país.

O II Seminário Universidade, Cultura e Sociedade objetiva incentivar a discussão e reflexão sobre as temáticas da Juventude, Cidadania e Cultura, suas formas de atuação, produção e difusão do seu papel na construção dos espaços para o exercício da cidadania.

Cabe destacar a visão e o desdobramento das ações integrativas contempladas pelas instituições nele representadas:
- a elaboração e implementação de Políticas Públicas direcionadas à Juventude, neste caso a partir do universo da Cultura;
- a reflexão e produção do conhecimento, atividades características do cotidiano acadêmico que no âmbito da Extensão Universitária socializam saberes e experiências;
- a disseminação das práticas e modelos dos programas voltados à promoção da cidadania levadas a cabo por instituições da sociedade civil.

Num contexto de aprendizado e construção de saberes conjuntos, o II Seminário Universidade, Cultura e Sociedade tem a possibilidade de articular e sistematizar o papel social transformador que cabe nestas iniciativas, apontando direções e caminhos em uma dupla dimensão: num sentido externo realizando intervenções junto à realidade social e, num interno, desenvolvendo e organizando experiências de articulação entre atores sociais tão importantes. O evento conta com o apoio do Ministério da Cultura, do SESC/São Paulo e do Programa Jovens Urbanos (Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária - Cenpec).

Programa
09h30 – abertura
9h45 - Mesa Redonda: Juventude, Cultura e Cidadania: o papel do Estado e da Sociedade
Marta Porto – Secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura
Danilo Santos de Miranda – Diretor Regional do SESC/São Paulo
Maria do Carmo Brant de Carvalho – Consultora Especial do Cenpec
Joaquim Celso Freire Silva – Pró-Reitor de Extensão da USCS (mediador)
12h – Encerramento

Dia 26 de Maio de 2011, das 9h30 às 12h
USCS/Campus I - Auditório Hélcio Quaglio
Av. Goiás 3.400 – Bairro Barcelona – São Caetano do Sul/SP
Tel. (11) 4239- 3259

Nenhum comentário:

Postar um comentário