terça-feira, 16 de agosto de 2011

Henrique Meirelles presidirá cerimônia de entrega do Prêmio Abrasca de Criação de Valor

O presidente da Autoridade Pública Olímpico e ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, fará a palestra de encerramento do Prêmio Abrasca de Criação de Valor – edição 2011. A solenidade ocorrerá durante jantar, em São Paulo, no próximo dia 24, quando será lançado também o Anuário Estatístico das Companhias Abertas. Meirelles deverá abordar as oportunidades de negócios em infraestrutura em função da realização da Copa do Mundo, em 2014, e das Olimpíadas em 2016.

A companhia vencedora deste ano foi a Braskem, eleita por um Comitê formado por 14 entidades do mercado como o melhor caso de criação de valor de 2010. No período, a empresa agregou 62,65% de valor para os acionistas e 38,8% na média dos últimos três anos.

Destaques Setoriais - Os destaques setoriais foram conquistados pelas empresas dos seguintes setores: Souza Cruz (Bebidas & Fumo); M.Dias Branco (Alimentos); Drogasil (Atacado & Varejo); BR Properties (Construção Civil e Mercado Imobiliário); Anhanguera Educacional (Educação); AES Tiete (Energia Elétrica); Marcopolo ( Máquinas e Equipamentos); Sabesp (Saneamento e Serviços de Água e Gás); SulAmérica (Serviços Financeiros); Odontoprev (Serviços Médico - Hospitalares, Análises e Diagnósticos); CIA Hering (Tecidos, Vestuário e Calçados); TOTVS (Tecnologia da Informação); Vivo (Telecomunicações) e Triunfo Participações (Transporte e Logística).

O Prêmio Abrasca de Criação de Valor é concedido às empresas que, de acordo com a metodologia, tiveram o maior índice de criação de valor nos últimos três anos, apresentaram sustentabilidade nos resultados e excelência em controle de riscos, transparência e atuação socioambiental. O objetivo da Abrasca com esta iniciativa é distinguir as companhias com boas práticas de governança corporativa, princípio defendido pela entidade e postura exigida das empresas pelo mercado.

Metodologia
Trata-se de uma metodologia inédita no Brasil, desenvolvida pela Universidade de Navarra, na Espanha, e adaptada pela GRC Visão para o Anuário Estatístico das Companhias Abertas, publicação da Abrasca. Esta quarta edição do Prêmio contou com a participação da Fipecafi, com a qual a Abrasca firmou convênio para aprimoramento constante da metodologia de premiação.

Inicialmente, as empresas são selecionadas com base em dados quantitativos para identificar as que conseguiram os mais elevados percentuais de criação de valor em relação a seu market value, ao longo dos últimos três anos.

Posteriormente são consultados analistas de investimentos buy side que acompanham as empresas para obter avaliações sobre o trabalho que elas desenvolveram em áreas-chave como governança corporativa, relação com os acionistas e o mercado, política ambiental e atuação social.

Comitê
As finalistas são submetidas ao Comitê de Premiação, formado por 14 entidades do mercado de capitais, que elege a vencedora e os destaques setoriais. Este Comitê, que é soberano em seu voto, é composto por representantes das seguintes entidades: Amec, Anbima, Abrapp, Ancord, Anefac, Apimec, Abvcap, BM&FBovespa, Fipecafi, Ibef, Ibgc, Ibracon, Ibri e Ini.
A KPMG foi a empresa de auditoria responsável pela revisão e acompanhamento do Prêmio.

Histórico
Desde a sua criação, o Prêmio foi outorgado à DROGASIL (2008), ULTRAPAR (2009), CIA. HERING (2010) e agora à BRASKEM (2011).


Assessoria de Comunicação da ABRASCA
Virtual Comunicação
Nelson Tucci / Thais Pacheco
Fones (11) 4421.8254 / 2503.3987
Cel (11) 9734.3860
Cel (11) 8198.3209

virtual.com.mkt@uol.com.br
@virtualcom
www.virtualcomunicacao.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário