quinta-feira, 25 de agosto de 2011

OAB lança Observatório da Corrupção

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, disse na última quarta-feira, 24, que a sociedade brasileira precisa se conscientizar de que é a protagonista no combate a corrupção. A afirmativa foi feita durante o lançamento do "Observatório da Corrupção".

“A sociedade pode transformar, sim, por meio da legitima pressão que ela exerce nos poderes públicos . E ela [sociedade] deve mobilizar-se no sentido de combater essa pandemia que é a corrupção”, destacou Ophir, acrescentando que objetivo deste site é "fazer pressão para que o Poder Judiciário dê prioridade aos processos envolvendo malversação de recursos públicos, tráfico de infuência e outros desvios que caracterizam a corrupção, julgando e punindo com maior celeridade os envolvidos".

Na página do Observatório da Corrupção qualquer pessoa poderá acompanhar o andamento dos casos de corrupção noticiados pela mídia. As denúncias recebidas pela OAB, por exemplo, serão monitoradas pela Comissão Nacional de Combate à Corrupção e os denunciantes terão a garantia do anonimato.

No lançamento do Observatório, Cavalcante informou que a OAB vai ajuizar no Supremo uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) contra os mecanismos da Lei Eleitoral que permitem o financiamento de campanha por empresas. “O embrião da corrupção reside no financiamento de campanhas eleitorais por empresas privadas”, destacoui o presidente da OAB.

http://observatorio.oab.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário