domingo, 4 de setembro de 2011

ARTIGO - Relacionamentos nas empresas


(*) Jorge Guzo

No ambiente de trabalho há pessoas que sempre concordam com a gente e vice versa, isso ocorre nas conversas informais do dia a dia e como nas grandes decisões do negócio, essas relações são bastante amigáveis.

Por outro lado há outras pessoas que na maioria das vezes não concordam com a gente e vice versa, mas muitas vezes, mesmo resistindo reconhecemos que essas pessoas estão ou estavam com a razão no ponto em discussão, esses relacionamentos são difíceis de serem gerenciados e sejamos sinceros, não nos agradam.

Ainda temos pessoas que por conta do convívio do dia a dia aprendemos a confiar nelas e vice versa, e há aquelas que não confiamos já faz tempo e outras que ainda não confiamos por conta de pouca convivência.

É obvio que preferimos conviver com as pessoas que confiamos e que concordam com a gente o tempo todo, no ambiente profissional podemos chamar essas pessoas de “aliadas”, isto é, confiamos nelas, concordamos sempre com elas e vice versa.
Há aquelas outras que concordam sempre com a gente, mas não confiamos ou ainda não, podemos denominá-las como “correligionárias”, temos que investir nelas para que se tornem as nossas aliadas.

O terceiro elemento que existe nos relacionamentos nas empresas é o “adversário” - é aquele que não concorda e tampouco confia na gente, gerenciar esse relacionamento é delicado e relevante.

O quarto elemento é o “oponente” - é o sujeito que nunca concorda com a gente, mas confiamos nele pra caramba e vice versa; grandes discussões abertas e sinceras acontecem – com muito respeito e honestidade.

Gerenciar todos esses tipos de relacionamentos é importante, mas vamos destacar o que é melhor para o negócio e para as pessoas; qual é o elemento que nos traz maior crescimento e melhores resultados? É o “oponente”, primeiramente porque a relação de confiança foi construída e o oponente sempre vê as coisas de forma diferente, é por isso que essa pessoa nunca concorda com a gente – ela é diferente – vê diferentemente – pensa, analisa e julga diferente – sempre terá uma visão diferente; é crucial entender que essa visão diferente completa a sua, tornando-a melhor.

Sabe qual é o elemento não mencionado, que também é muito importante identificá-lo na organização? E que muitos não os enxergam, mesmo estando sempre do seu lado? É o “inimigo”, ele não respeita regras, concorda mesmo não concordando e se mostra de extrema confiança e amigo mesmo não sendo. Cuidado com ele, e ainda pior – cuidado pra não achar que o “oponente” é o seu principal inimigo

(*) Jorge Guzo é consultor de empresas, professor em cursos de graduação e pós-graduação. Parceiro da Virtual Comunicação, também foi secretário de
Administração e Modernização em Santo André (SP). CONTATO:guzo@guzo.com.br
veja outros artigos em http://www.guzoconsultoria.com.br/

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