terça-feira, 13 de setembro de 2011

Encontro de Contabilidade encerra com alto nível de participação

A oportunidade e o acerto da programação do 1º Encontro de Contabilidade e Auditoria para Cias. Abertas Sociedades de Grande Porte foi o ponto alto do evento destacado pela presidente do IBRACON, Ana Maria Elorrieta, e o vice-presidente da ABRASCA, Alfried Plöger. Na avaliação de ambos, “a iniciativa foi revestida de pleno êxito, com altíssimo nível dos participantes”.

Realizado entre os dias 12 (ontem) e 13 (hoje) no Auditório da AMCHAM (Câmara Americana de Comércio), em São Paulo, teve a parceria da ABRASCA - Associação Brasileira das Cias. Abertas, que reúne 200 associadas com 83% do valor das companhias listadas em Bolsa, e do IBRACON – Instituto Brasileiro de Auditores Independentes do Brasil pela primeira vez e reuniu 260 participantes nos dois dias. O site acionista foi parceiro na divulgaçao.

NOTAS EXPLICATIVAS
As críticas ao excesso de Notas Explicativas nas Demonstrações Financeiras também foram objeto de comentário. “Eu venho falando sobre isso desde o início deste ano. Há citações de pronunciamentos do CPC em excesso por exemplo. Repetem-se coisas de forma desnecessária e são feitas citações de CPCs que não estão no escopo daquela empresa”, disse Haroldo Levy, membro do Comitê de Pronunciamentos Contábeis.

A propósito, Levy que é também coordenador do CODIM-Comitê de Orientação para Divulgação de Informações do Mercado, adiantou que vai procurar organizar novas orientações sobre Notas Explicativas “no sentido de ajudar as empresas, sintetizando conteúdos”. Assim segundo ele, uma primeira reunião com auditores é o passo seguinte.

INTEGRAÇÃO
O professor Ariovaldo dos Santos, da FIPECAFI-Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, entende ser necessária maior aproximação e diálogo corporativo entre contadores, auditores e profissionais de comunicação, para que a publicação das DFs seja “a mais inteligível e interessante possível”.

IFRS
O interesse pela normatização contábil internacional (padrão IFRS) foi outro ponto de destaque ressaltado por Alfried Plöger, VP da ABRASCA e coordenador institucional do CPC: “As empresas e profissionais de contabilidade ainda estão ávidas pelo assunto, porque estamos vivenciando um processo de mudança cultural”. De acordo com Plöger, se foram impressos todos os pronunciamentos do CPC e as instruções CVM sobre o assunto.e

2º Encontro
“O sucesso da parceria ABRASCA-IBRACON nos compromete para a 2º Encontro”, assinalou Ana Maria Elorrieta, vislumbrando novos conteúdos para 2012 e 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário