sexta-feira, 7 de outubro de 2011

CODIM recomenda maior acessibilidade aos sites de Companhias Abertas

Comunicação eficiente, informações mais claras e precisas e uma maior acessibilidade a todos quantos acessam a internet. São estas as bases do novo pronunciamento do Comitê de Orientação de Divulgação de Informação de Mercado (CODIM), versando sobre a comunicação eletrônica por meio dos sites de Relações com Investidores (RI) das companhias abertas.

Esse documento, que tem caráter sugestivo, prega melhores práticas e procedimentos no desenvolvimento e manutenção de um site de R.I., com o propósito de colaborar com as companhias a se comunicarem de forma sempre eficiente com seus stakeholders.

Disponibilidade por 3 anos
O CODIM recomenda a divulgação de informações como resultados, Formulário de Referência, manuais das assembléias e Relatório Anual em diversos formatos, como PDF, HTML, XBRL, EXCEL, a fim de facilitar o mais amplo acesso. Novidade é que essas informações enviadas aos órgãos reguladores e autorreguladores – prossegue o documento - devam estar disponíveis no site de RI por um período mínimo de três anos.

O pronunciamento sugere ainda que as empresas também divulguem de forma clara a estrutura de capital das companhias e sua exposição às dívidas. Os sites devem disponibilizar também recursos para pessoas com necessidades especiais, além de recursos de busca e comunicação on-line como pesquisa de satisfação e campo para sugestões, críticas, reclamações ou solicitação de informações adicionais.

Composição
O Comitê tem a Coordenação de Geraldo Soares (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e Haroldo R. Levy Neto (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais) e mais oito entidades de mercado: Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA), Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), Associação de Investidores no Mercado de Capitais (AMEC), Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (ANCORD); BM&FBOVESPA, Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON), tendo ainda como membro observador a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário