quinta-feira, 12 de abril de 2012

MONTAGEM CONTEMPORÂNEA DE ANTÍGONA CHEGA A SÃO PAULO

A Cia. Grite de Teatro, aos 18 anos de carreira, traz a São Paulo uma encenação contemporânea e ousada da obra clássica de Sófocles, Antígona; essa montagem recebe o nome A.N.T.Í.G.O.N.A. – Sófocles manda um “salve geral”. .

As apresentações acontecem no TUSP – Teatro da USP, nos próximos dias 13 (sexta-feira), 14 (sábado) e 15 (domingo), às 20h. A entrada é gratuita.

Na encenação da Cia., calcada nos preceitos de Bertolt Brecht, a última tragédia da trilogia Tebana ganha contornos contemporâneos e dialoga com questões atuais da sociedade brasileira. Os debates presentes na essência da obra, como o embate entre o poder positivo e o direito individual e o prenuncio da democracia continuam fortemente presentes; mas questões atuais como os ataques ocorridos no Estado de São Paulo, em 2006; os embates entre policiais e traficantes no Rio de Janeiro; fatos que deflagram um enfraquecimento do Estado de direito diante do crime, dito, organizado, também ganham força na encenação conduzida pelo diretor Kleber di Lázzare.

A obra é encenada num espaço cênico que conduz à imagem de degradação das periferias urbanas, desenhando um cenário de guerra e caos. São oito atores em cena. Eles dão voz às personagens, ao debate proposto por Sófocles, ao olhar da Cia. para obra e, ainda, executam a trilha sonora ao vivo. Eles tocam diversos instrumentos, de guitarra a cítara, e cantam as músicas da trilha.

Para o diretor da Cia. Grite de teatro e da montagem, Kleber di Lázzare, a pesquisa de interpretação e os contornos estéticos fazem com que a obra siga contundente, como nunca deixou de ser, e com o poder de diálogo direto com as questões humanas, sociais e políticas da atualidade.

FICHA TÉCNICA
TEXTO: Sófocles
DIREÇÃO GERAL, CENOGRAFIA E ILUMINAÇÃO Kleber di Lázzare
DIREÇÃO MUSICAL E PREP. VOCAL Edu Berton
DIREÇÃO DE MOVIMENTO Luis Ferron
FIGURINOS: Cia. Grite de Teatro

ELENCO: Maria Fernanda Loverra (Antígona), Lígia Vasconcelos (Ismênia e Eurídice), Beto Dessordi (Creonte), Rafael Sandoli (Hemon e Coro), Marina Rodrigues (Tirésias e Coro), Letícia Martin (Coro), Caio Araújo (Corifeu) e Rubens Alexandre (Guarda e Coro).

SERVIÇO:
A.N.T.Í.G.O.N.A. – Sófocles manda um “salve geral”
Tragédia – 80 minutos
TUSP – Teatro da USP
Rua Maria Antônia, 294 - Consolação – S.P.
Dias 13 (sexta-feira), 14 (sábado) e 15 (domingo) de Abril, às 20h. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário