segunda-feira, 18 de junho de 2012

CVM analisará custo do monopólio da Bovespa

O custo do monopólio da Bovespa será objeto de estudos do Colegiado da CVM, informa a Agência CiasBrasil de Notícias

"Quais seriam os custos e benefícios para mudar a estrutura competitiva do mercado para serviços de negociação e pós-negociação em Brasil?" É a partir dessa questão que a consultoria Oxera Consulting Ltd realizou um estudo para analisar a eficiência do mercado acionário brasileiro, divulgado nesta segunda-feira,18, pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

NYSE é 27 VEZES MAIS BARATA - Um dos pontos destacados pela Oxera são os altos preços das tarifas de negociação e pós-negociação na Bolsa de Valores de São Paulo quando comparadas com outros centros financeiros. Por exemplo, as taxas cobradas pela Bovespa são de 13 a 27 superiores quando comparadas com as da NYSE (EUA) e maiores que as de outras bolsas de valores, inclusive as que enfrentam pressões competitivas, tais como a Bolsa de Valores de Londres, a Bolsa de Valores da Austrália e a Bolsa de Valores de Toronto.

PRESSÃO - Destaca como principal motivo para as altas taxas a supremacia da Bovespa no mercado de ações brasileiro. O estudo defende, então, a inserção de concorrência no mercado. Para a Oxera, a entrada de locais alternativos de negociação pode criar pressão e promover reduções de custo, reduções de preço e melhorias de serviço por parte de bolsas já instaladas no mercado.

SUBSÍDIOS - Segundo a CVM, os resultados e as recomendações trazem importantes subsídios para uma discussão informada sobre a necessidade de adoção de alterações que podem ser promovidas por regulamentação, bem como sobre as implicações de um novo cenário.

Embora os pontos apresentados no estudo não devam ser interpretados como posicionamento da CVM, a Autarquia realizará uma reunião com o seu colegiado para a análise e discussão das questões propostas pela consultoria. A reunião será transmitida por webcast, de forma que quaisquer interessados possam assistir o debate.










Nenhum comentário:

Postar um comentário