segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Triunfo receberá Prêmio ABRASCA de Criação de Valor, no Rio

A Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA) entregará na próxima quinta-feira, 27, o Prêmio Abrasca de Criação de Valor 2012. A solenidade ocorrerá durante um jantar no Centro de Convenções da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. Na mesma oportunidade será lançado o Anuário Estatístico das Companhias Abertas.

O Prêmio deste ano foi concedido à Triunfo Participações, eleita por um comitê formado por 13 entidades do mercado como o melhor caso de criação de valor de 2011. A companhia criou 93,82% de valor aos seus acionistas na média dos últimos três anos e foi a melhor avaliada pelos analistas de mercado de capitais dentre as 17 empresas selecionadas para o prêmio principal.

Esta é a quinta edição do Prêmio, criado com sob a coordenação técnica da GRC Visão e acompanhamento da Fipecafi. O Prêmio é concedido às empresa que tiveram o maior índice de criação de valor nos últimos três anos; apresentaram sustentabilidade nos resultados e excelência em controle de riscos, transparência e atuação socioambiental. O objetivo da ABRASCA é distinguir as companhias com boas práticas de governança corporativa, princípio defendido pela entidade e postura exigida das empresas pelo mercado.

DESTAQUES SETORIAIS
Os destaques foram conquistados pelas empresas dos seguintes setores: MINERVA (Alimentos); EZTEC (Construção Civil e Material de Construção); DURATEX (Papel e Celulose); AES ELETROPAULO (Energia Elétrica); BRASKEM (Petróleo e Gás, Química e Petroquímica); TIM PARTICIPAÇÕES (Telecomunicações); TOTVS (Tecnologia da Informação); BM&FBovespa (Serviços Financeiros); CIA HERING (Tecidos, Vestuário e Calçados); IOCHP-MAXION (Máquinas e Equipamentos); LE LIS BLANC (Atacado e Varejo); CREMER (Serviços Médico - Hospitalares, Análises e Diagnósticos); MMX MINERAÇÃO (Mineração); SABESP (Saneamento e Serviços de Água e Gás) e BICBANCO (Bancos).

METODOLOGIA
Trata-se de uma metodologia até então inédita no Brasil, desenvolvida pela Universidade de Navarra, na Espanha, e adaptada pela GRC Visão para o Anuário Estatístico das Companhias Abertas, publicação da ABRASCA. Esta quarta edição do Prêmio contou com a participação da Fipecafi – Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, com a qual a Associação firmou convênio para aprimoramento constante da metodologia de premiação.

Inicialmente, as empresas são selecionadas com base em dados quantitativos para identificar as que conseguiram os mais elevados percentuais de criação de valor em relação a seu market value, ao longo dos últimos três anos.

Posteriormente são consultados analistas de investimentos buy side que acompanham as empresas para obter avaliações sobre o trabalho que elas desenvolvem em áreas-chave como governança corporativa, relação com os acionistas e o mercado, política ambiental e atuação social.

As finalistas são submetidas ao Comitê de Premiação, formado por 13 entidades do mercado de capitais, que indica a vencedora e os Destaques Setoriais. Este Comitê é composto por representantes das seguintes entidades: Amec, Anbima, Abrapp, Ancord, Anefac, Apimec, Abvcap, Fipecafi, Ibef, Ibgc, Ibracon, Ibri e INI.

HISTÓRICO
Desde a sua criação, o Prêmio foi outorgado à DROGASIL (2008), ULTRAPAR (2009), CIA. HERING (2010), BRASKEM (2011) e agora à TRIUNFO PARTICIPAÇÕES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário