terça-feira, 19 de março de 2013

Avançam as discussões sobre Relatório Integrado


A iniciativa mundial de reporte integrado conduzida pelo International Integrated Report Council (IIRC) foi um dos temas da última reunião conjunta entre as Comissões Técnicas da ABRASCA-Associação Brasileira das Cias. Abertas. No último dia 7, reuniram-se em São Paulo a Comissão de Mercado de Capitais (COMEC) e a Comissão Jurídica (COJUR), tendo como convidada Vânia Borgerth, do BNDES.

Edina Biava, representante da ABRASCA no Grupo de Trabalho do IIRC, ressaltou a importância do reporte integrado enfatizando que esta integração de informações “é fundamental para garantir a transparência” nas diversas frentes. Ela ainda pontuou que, ao contrário do que é o senso comum, o “reporte integrado pode trazer economia para as companhias abertas”.

Vânia Borgerth, assessora da presidência do BNDES e coordenadora do Grupo de Trabalho do IIRC no Brasil, falou sobre o Projeto, destacando que o Integrated Reporting ( IR ) é um processo que resulta na comunicação sobre a estratégia, governança, performance e perspectivas de uma organização e que apesar de beneficiar diversas partes interessadas, o objetivo principal é atingir os investidores.

O International Integrated Reporting Council (IIRC) é formado por uma combinação de reguladores, investidores, companhias, ONGs, entre outros, e busca o desenvolvimento de uma estrutura global para o IR e, para isso, lançou um programa piloto com empresas voluntárias no mundo todo.

O Programa Piloto é subdividido em: Business Network e Investor Network. O primeiro possui cerca de 80 dos melhores especialistas em negócios testando os princípios do IR em suas corporações e apresentando relatórios ao conselho. Já o Investor Network é constituído por aproximadamente 30 organizações que estão providenciando uma perspectiva do investidor sobre os déficits nos fluxos dos relatórios das corporações. Vânia ressaltou que o andamento do projeto piloto prevê uma consulta pública no próximo dia 16 de abril de 2013, com o prazo de 90 dias.

Haverá um webinar para os participantes do Programa Piloto no dia 15 de abril, conjuntamente com eventos em Beijing, Frankfurt, Hong Kong, Johannesburg, London, New York, São Paulo, Sydney e Tokyo. A avaliação por investidores ocorrerá no final do primeiro trimestre. A promoção do IIRC estará disponível no website: www.theiirc.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário