quarta-feira, 15 de maio de 2013

Mercantil do Brasil comemora 70 anos de história


O Mercantil do Brasil comemora 70 anos neste mês de maio. Hoje a instituição ocupa uma posição diferenciada no mercado, já que é o único banco médio de varejo do Brasil. A trajetória ao longo das sete décadas se deve ao fato de o banco ter um modelo de negócio consolidado, por meio do qual consegue atuar em vários segmentos.

Segundo o vice-presidente executivo do Mercantil do Brasil, André Brasil, “a forma para crescermos mesmo em período de mudanças constantes é explicada por esse modelo. Por meio de nossa rede de agências, conseguimos oferecer uma gama completa de serviços, com um atendimento diferenciado. Por isso, permanecemos há tanto tempo no mercado”.

A última pesquisa de imagem realizada no final de 2012 pela Vox Populi com clientes da instituição revela que o índice de satisfação geral com o banco é de 84,4%. Sendo que, dentre os pontos fortes, 30,9% destacam a cordialidade e atenção dos funcionários. Outra pesquisa realizada apontou que nove entre 10 clientes estão satisfeitos com o atendimento que recebem.

MB no mercado
A instituição investiu R$ 31 milhões nos últimos três anos para ampliação e reforma da rede física de atendimento (abertura de novas agências), TI e pessoal. Em 2013, o MB espera crescer 20% nas operações de crédito, nos dois segmentos PF e PJ. No acumulado do ano passado, o banco expandiu 32% em operações de crédito – crescimento quase duas vezes maior do que o do mercado (17%) e quatro vezes maior do que o dos bancos privados (8%).

História
As origens do Mercantil do Brasil remontam aos anos 40, à cidade de Curvelo, centro-norte do estado de Minas Gerais. Fundado por empresários locais, foi adquirido nos anos 50, ainda com o nome de Banco Mercantil de Minas Gerais, pelos Srs. Oswaldo de Araújo e Vicente de Araújo. No ano de 1955, mediante a implementação de uma filosofia de crescimento, a sede foi transferida para Belo Horizonte. Na década de 60, com a incorporação do Banco Industrial de Minas e, logo depois, a aquisição dos bancos Santa Cruz e Metrópole, ambos do Rio de Janeiro, o número de agências saltou de quatro para 52. Acompanhando o acelerado desenvolvimento do país, no início dos anos 70, mais dois bancos foram incorporados: o Industrial de Campina Grande e o Mercantil do Brasil, cujo nome passou a ser utilizado pela Instituição. As mudanças proporcionaram ao banco iniciar a década de 80 com aproximadamente 100 agências.

Hoje, com 70 anos de existência, o Mercantil do Brasil é o único banco médio de varejo do País. Opera com 185 agências, distribuídas pelos principais centros urbanos do Brasil, com maior concentração na Região Sudeste, especialmente em Minas Gerais e no interior de São Paulo. O banco tem ainda uma agência em Grand Cayman Island, que auxilia a instituição em operações de trade finance. 

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