sexta-feira, 4 de março de 2016

Vencedores do Prêmio Abrasca Criação de Valor destacam a inovação

Citando Jack Welch, o vitorioso CEO da General Electric por 20 anos, que arrancou a companhia de um pesado status burocrático e adotou inovações gerenciais, o presidente da ABRASCA, Antonio Castro, frisou: “Se uma empresa se dedica à inovação, momentos de crise não existem”.

Castro cumprimentou as companhias vencedoras do Prêmio Abrasca Criação de Valor, que arrebataram as categorias “Destaque” em suas áreas de atuação, e fez menção especial à WEG, companhia que venceu no geral o prêmio, sendo apontada – por unanimidade dos analistas – como a que gerou maior valor médio nos cinco últimos anos.

“Neste momento talvez seja difícil investir em expansão, mas o exemplo de crescimento da WEG é ótimo: investir em inovação”, completou o presidente da Associação Brasileira das Companhias Abertas.

O critério do Prêmio Abrasca Criação de Valor 2015 levou em consideração a série histórica de cinco anos (de 2010 a 2014), com peso maior para o último ano analisado e diminuindo na medida em que se recua no período estudado. Trata-se de calcular a “robustez financeira” da companhia, dentro da avaliação qualitativa, comentou Castro, destacando o índice de 3% do faturamento que a WEG aplica em inovação.

Aliás, o tema inovação permeou os debates e apresentações de outras companhias como Bradesco, Kroton, Valid, Ultrapar e BRF. Inovação na gestão, em produtos e, sobretudo, em novos mercados. Foram destaques entre os presentes os esforços das organizações em atuar e competir no exterior. Marcelo di Simone, por exemplo, reafirmou o propósito da Ultrapar em abrir entre 15 e 20 lojas da marca Extra Farma por trimestre. “Os investidores estrangeiros estão chegando e a competição só vai crescer, portanto é hora de nos prepararmos”, frisou.

TROFÉUS

Receberam seus respectivos troféus as seguintes companhias: Alpargatas/Categoria Vestuário e Calçados, gerando 25,82% de valor aos acionistas; BRF/Alimentos, com 22,7%; Bradesco/Bancos e Créditos, 11%; Cemig/Energia, 26%; Cetip/Serviços Financeiros, 35,7%; Kroton/Educação, 70%; Ultrapar/Holdings Diversificadas, 21,7%; Valid/Tecnologia da Informação, 33,4%; e a WEG levou o Prêmio maior com geração de 23,35%.

Encerrando o Workshop “Criação de Valor em Ambiente de Baixo Crescimento", Edemir Pinto, presidente da BM&FBOVESPA, parabenizou a todos e exortou as companhias brasileiras a se espelharem nas vencedoras do Prêmio Abrasca para a geração de valor.

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